A PSR lançou novas versões de três de seus principais modelos computacionais. As ferramentas que tiveram a versão atualizada são a de planejamento da operação de médio e longo prazo (SDDP), de planejamento da expansão (OptGen) e o Time Series Lab (TSL), de geração de cenários para fontes renováveis.

De acordo com a consultoria, as novas versões do SDDP (17.3), OptGen (8.1) e TSL (2.1) trazem avanços com relação à flexibilidade do sistema, permitindo a avaliação das operações dos equipamentos em várias escalas de tempo, possibilitando um despacho robusto face às restrições de segurança da rede de transmissão. As ferramentas também aumentam a flexibilidade do despacho da operação ao incorporar Dynamic Line Rating (DLR), que considera efeitos climáticos – como temperatura, direção e velocidade do vento e irradiância – para o cálculo dos limites térmicos de linhas de transmissão, permitindo um maior aproveitamento da capacidade da linha e, consequentemente, evitando congestionamentos e problemas de segurança elétrica.

As novas funcionalidades das ferramentas analíticas da PSR foram detalhadas pelo time de especialistas da empresa durante o Encontro Latino-americano de Usuários da PSR (ELAU), que ocorreu na Cidade do Panamá.