A Neoenergia anunciou uma nova parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), agora com foco em sustentabilidade. A companhia irá fornecer, até o final de 2025, por meio do mercado livre, energia 100% renovável ao Centro de Treinamento Time Brasil, localizado no Rio de Janeiro. Com início do fornecimento em março deste ano, a parceria resultará em uma economia estimada de R$ 1,4 milhão nos gastos com energia do CT até o fim do ano.

A energia será certificada pelo selo internacional I-REC, garantindo sua origem renovável. O volume total previsto é de 2.049.387 kWh, equivalente ao consumo anual de mais de 1.300 residências populares. A geração será feita pelo complexo eólico Neoenergia Oitis, localizado nos estados do Piauí e da Bahia. A iniciativa visa zerar as emissões do chamado escopo 2, relacionadas ao consumo de energia, contribuindo para uma redução de cerca de 100 toneladas de CO₂ no ano.

“O uso de fontes renováveis é essencial para a transição energética no Brasil. Essa parceria com o COB reforça nosso compromisso com a descarbonização e a inovação. Seguimos desempenhando um papel ativo na descarbonização com soluções, como a migração para o mercado livre de energia, que utilizam fontes de origem limpa, contribuindo para a redução das emissões de CO2”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

Para o COB, o acordo é mais um passo no cumprimento da meta de reduzir ou compensar em 50% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030, conforme compromisso firmado com o movimento global Esporte pela Ação Climática (Sports for Climate Action – S4CA).

“Ter energia elétrica 100% renovável no CT, por meio da Neoenergia, é mais um avanço e um impacto importante em nossas operações. Estamos trabalhando para fortalecer a cultura de sustentabilidade em todos os níveis do COB, no cotidiano dos nossos colaboradores, nos processos de trabalho, nos eventos realizados e nas missões”, destacou Emanuel Rego, diretor-geral do Comitê e campeão olímpico.