A Scala Data Centers anunciou que o Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou a conexão da rampa de 5 GW da Scala AI City ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A abordagem antecipada da Scala permite à empresa suportar a explosão de demanda provocada pelos workloads de Inteligência Artificial (IA), que exigem alta densidade computacional e fornecimento energético de qualidade e contínuo. O volume de energia autorizado é suficiente para sustentar o crescimento da Scala AI City nos próximos anos.

Quando estiver totalmente desenvolvida, a “cidade de data centers” contará com uma capacidade de 4,75 GW, um volume de energia superior ao consumo de todo o estado do Rio de Janeiro, apontou a empresa.

Além dos PPAs com grandes geradores eólicos e hidrelétricas, a Scala mantém parcerias de longo prazo que ampliam sua flexibilidade na matriz energética, com garantias de suprimento até pelo menos 2039. Essa abordagem se reflete também em diferenciais ambientais: no período de 2020 a 2024, o uso de energia limpa e certificada por meio de I-RECs evitou a emissão de mais de 80 mil toneladas de CO₂.

A empresa destacou também que mantém um diálogo contínuo com autoridades regulatórias. O governo do estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo governador Eduardo Leite, é um dos parceiros estratégicos desde o início da concepção da Scala AI City, contribuindo ativamente para a viabilização regulatória, energética e territorial do projeto. O apoio do governo estadual, segundo a empresa, foi fundamental para acelerar o desenvolvimento de um novo polo de inovação e tecnologia no estado.