A EDP e Atento, empresa fornecedora global de serviços de gestão de relacionamento com o consumidor, lançaram o programa Iluminando Oportunidades para a empregabilidade de Pessoas em Situação de Rua, que capacitará 20 pessoas em situação de rua com formação na área de relacionamento com o consumidor. A cidade de São Paulo tem cerca de 60 mil pessoas em situação de rua (antes da pandemia eram 24 mil) segundo dados mais recentes divulgados pela prefeitura de São Paulo.

A abertura do programa ocorreu na última terça-feira, 17 de maio, no Museu da Língua Portuguesa. Além da aula inaugural, os estudantes participarão de uma visita guiada ao espaço cultural. Os alunos do curso atendem a requisitos como 18 anos completos, ensino médio completo e conhecimentos básicos em informática. A formação vai durar duas semanas. No período, a EDP pagará uma bolsa-auxílio de R$ 400 para cada aluno. Os concludentes participarão de processo seletivo na Atento e, se contratados, além do salário, receberão benefícios como vale transporte e refeição – já a partir do 10º dia de trabalho, bem como assistência médica.

Ao longo do curso e dos primeiros meses de trabalho, os participantes receberão acompanhamento da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, projeto caminhos apoiadores, espaço Cisarte e ONG SP Invisível. A ideia é oferecer suporte para evitar a evasão e auxiliar na adaptação ao curso e rotina de trabalho.