Representantes da Eletrobras, Furnas, Eletronorte, Chesf, Eletrosul e Itaipu estiveram reunidos com executivos do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, no dia 13 de agosto, para compartilharem a proposta do Centro, quanto ao projeto conceitual do Laboratório de Ultra-Alta Tensão Abrigado do Cepel, bem como o status dos subprojetos de pesquisa teórico-experimentais a ele associados.
 
A reunião, realizada na sede do Cepel, no Rio de Janeiro (RJ), contou com a presença dos diretores Albert Melo, Roberto Caldas e Alcêo Mendes, bem como chefes de departamento, responsáveis pela área de P&D e técnicos especialistas da Eletrobras. No dia seguinte, foi realizado junto aos participantes da reunião uma visita aos laboratórios das unidades do Centro. A concepção e construção do Lab UAT Abrigado fazem parte do projeto P&D conjunto “Pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para linhas de transmissão em Ultra-Alta tensão”, que está sendo executado pelo Cepel, com recursos da Lei 9991/00 das empresas proponentes e parceiras Furnas, Chesf e Eletronorte; e acompanhamento da Eletrobras, Eletrosul e Itaipu.
 
“Com aporte da ordem de 220 milhões de reais, o objetivo da iniciativa é prover o país de uma nova infraestrutura de referência e possibilitar a pesquisa experimental e ensaios, para o desenvolvimento de configurações de linhas de transmissão em UAT, ou seja, até 1200 kV CA, e ±800 kV CC. Esses novos paradigmas de níveis de tensão são absolutamente necessários para atender aos requisitos de transmissão de grandes blocos de energia elétrica dos futuros aproveitamentos do norte do país, como as UHEs de Belo Monte e Tapajós”, esclarece o diretor Albert Melo.
 
De acordo com o diretor Alcêo Mendes, a nova instalação integrará o complexo laboratorial em UAT do Cepel, que já conta com o Laboratório de Ultra-Alta Tensão Externo, em fase final de implantação, e os laboratórios de Alta Tensão e de Ensaios sob Poluição. No Lab UAT Abrigado também serão testadas novas configurações de linhas de transmissão, validados modelos e realizados ensaios de equipamentos de subestação para classe de UAT, em condições controladas de temperatura, pressão e umidade. Além disso, o laboratório será blindado eletromagneticamente, evitando interferências externas.
 
De acordo com o pesquisador Alain Levy, gerente do Projeto na instituição, após ser realizada esta primeira reunião, as empresas proponentes do projeto terão dois meses para avaliar o que foi exposto pelo Centro e fazer sugestões. Posteriormente, especialistas internacionais e fabricantes serão consultados para, então, dar início ao projeto básico e ao processo para construção do Lab UAT Abrigado. O projeto abrange o desenvolvimento de vários subprojetos de pesquisa associados do Centro, tais como o de Concepção de linhas de transmissão; o projeto de Isoladores de linhas e subestações sob poluição ambiental; Coordenação de isolamento e transitórios; Efeitos de campos elétricos e magnéticos; REDES CC – DC Multi-infeed; Transmissão em UATCA e o programa de Técnicas de medição e calibração.
 
“Estes subprojetos constituem as diferentes linhas de pesquisa teórico-experimentais necessárias ao desenvolvimento de um sistema de transmissão em UAT. O Lab UAT Abrigado, juntamente com os demais laboratórios do complexo, representa a infraestrutura laboratorial necessária para a realização experimental das pesquisas mencionadas”, complementa Levy. A próxima reunião deverá ocorrer ao final do mês de outubro.