A Gás Natural Açu (GNA), joint venture formada pela Prumo Logística, BP, Siemens e Spic Brasil, realizou no último sábado, 30 de janeiro, o primeiro acendimento da turbina a gás da UTE GNA I, usina de 1,3 GW no Porto do Açu (RJ). Conhecido como First Fire, o procedimento faz parte da reta final de comissionamento da usina, que tem previsão para entrar em operação comercial ainda neste semestre.

Segundo a companhia, a operação na unidade GT13 contou com um rigoroso procedimento de segurança para garantir a integridade envolvidos na operação e a proteção do meio ambiente, bem como os protocolos de distanciamento social e uso de máscaras de proteção.

O empreendimento teve os testes autorizados pela Aneel na última semana e já utilizou o Gás Natural Liquefeito fornecido pela BP e transferido para a unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) BW Magna, no final do ano passado.

O projeto compreende a implantação de duas usinas térmicas movidas a GNL que em conjunto alcançarão 3 GW de potência instalada. Juntas, as duas UTEs irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências, numa iniciativa que compreende também um Terminal de GNL, com capacidade total de 21 milhões de m3/dia. O investimento total é de cerca de R$ 10 bilhões.