Uma ocorrência na subestação de Furnas em Jacarepaguá nesta terça-feira, 21 de setembro, provocou falta de energia em vários bairros do Rio de Janeiro (RJ). De acordo com a Light, foram afetados São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Realengo, Padre Miguel, Campo Grande, Cosmos e Paciência e Vila Valqueire, a maioria na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A distribuidora está atuando em conjunto com Furnas e o Operador Nacional do Sistema Elétrico para esclarecer os motivos da interrupção. No último sábado, 18 de setembro, um desligamento na SE Rocha Leão, também de Furnas, afetou cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Além dessa ocorrência, a capital carioca também foi afetada por uma forte ventania que causou danos à rede. A distribuidora atua no momento com 125 equipes para restabelecer o fornecimento de energia nos trechos dos bairros mais atingidos, como Tijuca, Grajaú e Maracanã. Os ventos de mais de 70 quilômetros por hora causaram a queda de árvores, galhos e objetos sobre a rede, danificando estruturas do sistema e equipamentos. A ação da Light, em alguns casos desse tipo, é realizada em parceria com órgãos públicos como Defesa Civil, Comlurb, Corpo de Bombeiros e CET-Rio, por envolverem várias atividades.

A ventania também atingiu a área de concessão da Enel RJ. Os locais mais afetados são Niterói, São Gonçalo e Região dos Lagos. De acordo com a concessionária, técnicos estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.