A Enel Distribuição Ceará anunciou um plano estruturado de ações para enfrentar os crescentes desafios quanto a melhorias na resiliência e qualidade da sua rede elétrica. As medidas começaram a ser implementadas de imediato e têm o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores. Serão aplicados R$ 4,8 bilhões até 2026 em toda área de concessão, com média anual de R$ 1,6 bilhão, aumento de cerca de 44% em relação aos últimos seis anos.

O planejamento inclui a contratação de aproximadamente 1.750 novos colaboradores para atuar principalmente na operação em campo até 2026. Apenas nesse ano serão admitidos pelo menos 450 novos profissionais e incorporados 120 novos veículos. Outra frente é a intensificação das manutenções preventivas, com a elevação do número de podas e a modernização da rede. Estão planejadas mais de 50 mil manutenções, cerca de 320 mil podas, além de inspeções em 90 mil pontos da rede elétrica em todo o estado.

O aporte divulgado também prevê a implementação de quatro novas subestações, atualização de outras três e ampliação de dez unidades, beneficiando cerca de 2 milhões de clientes. A companhia também informou que irá construir mais de 170 km de rede de alta tensão para apoiar os novos pontos de suprimentos.

Além da alta tensão, cerca de 10 mil km de média e baixa tensão serão construídas para dar apoio às estruturas e conexão de novos clientes. De equipamentos e materiais, mais de 13 mil transformadores e 123 mil postes serão inseridos na infraestrutura atual. Já a área de atendimento deve contar com reforma, ampliação e climatização de novas lojas, canais digitais, autoatendimento e unidades móveis.