A busca por soluções de energia limpa, confiável e com alto retorno tem levado grandes empresas a buscar fornecedores que entreguem mais do que painéis solares, mas buscam segurança, suporte e previsibilidade. A TTS Energia entendeu essa demanda e deu um passo estratégico ao elevar sua política de qualidade ao nível da diretoria, reforçando a governança, o foco em eficiência e a geração de valor para o cliente.
O diretor de qualidade & inovação da empresa, Rui Esteves, disse ao CanalEnergia que o que motivou a TTS Energia a reforçar sua política de qualidade e levá-la ao nível de diretoria foi a própria relevância da qualidade dos processos, produtos e serviços, gerando previsibilidade, eficiência, rentabilidade e segurança para a empresa e seus clientes, como diferencial competitivo. “A política de qualidade constitui um dos pilares da gestão estratégica e governança rumo à sustentabilidade, ajudando a empresa a surfar nas diferentes ondas e movimentos do mercado”, ressaltou.
Com atuação nacional e projetos em geração centralizada (GC), distribuída (GD), armazenamento de energia em baterias (BESS), carregamento de veículos elétricos e operação de usinas, a TTS Energia oferece soluções completas para o mercado corporativo. Os principais clientes da empresa são grandes consumidores de energia, que exigem alto desempenho técnico e excelência em execução.
Eficiência e economia
Para o consumidor, isso se traduz em entregas que funcionam desde o primeiro dia, com menos retrabalhos, menor custo operacional e suporte contínuo. “Tudo isso se traduz em entregável e valor percebido pelo cliente, consolidando a credibilidade da empresa e a reputação da marca TTS Energia no mercado”, disse Esteves.
A “Qualidade Total” é uma cultura viva dentro da TTS, com todos os colaboradores envolvidos desde a seleção de materiais até a entrega do projeto. O processo contínuo de melhoria inclui avaliação de fornecedores, testes rigorosos e aprendizado com cada obra. Os fornecedores são avaliados por critérios técnicos, prazos, custo e histórico de atendimento. Segundo Esteves, isto está resultando em uma redução de retrabalhos com consequente diminuição de custos e prazos. Trata-se também de um processo contínuo em que buscamos uma melhoria contínua, discutindo lições aprendidas e implementando os ajustes necessários”, explicou.
Antes da entrega, todos os sistemas passam por testes visuais e elétricos, seguindo normas nacionais (ABNT NBR 5410, 14039, 16274 e NR-10), além de testes de desempenho, comissionamento a frio e a quente, e validação técnica dos principais equipamentos ainda em fábrica. “Isso garante que o sistema entregue esteja dentro do desempenho previsto em projeto”, explica o diretor.
Segundo o CEO da TTS Energia, Jacques Hulshof, a qualidade é um diferencial valorizado pelos clientes que não estão olhando apenas para o preço. “Os clientes para quem projetamos e construímos usinas fotovoltaicas acabam nos contratando para novos projetos, pois já conhecem nosso modelo de trabalho e estão satisfeitos com o serviço que é entregue”, explica. “Com o aumento da qualidade interna, reduzimos retrabalhos e desperdícios e conseguimos, assim, entregar mais qualidade sem aumento de custo”, acrescenta.
Após a entrega

Jacques Hulshof, da TTS Energia
Após a entrega, os clientes contam com suporte técnico durante o período de garantia, que pode ser estendido com contratos de operação e manutenção (O&M) sob medida. “Cada cliente tem necessidades diferentes. Por isso, oferecemos acordos com níveis de serviço e durações ajustáveis”, comentou o CEO da TTS Energia, Jacques Hulshof.
Além da certificação “AAA” da Absolar, a empresa foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como um dos melhores ambientes de trabalho pelo Great Place to Work (GPTW). Também está em processo de certificação ISO 9001, o que reforça o compromisso com padrões internacionais de gestão da qualidade.
Compromisso com ESG
A TTS também incorpora práticas ESG em seus projetos e mede esses indicadores como parte da própria política de qualidade. “Os princípios ESG são parte da cultura da TTS Energia, e a sua aplicação é medida nos indicadores de qualidade da empresa”, afirma Hulshof.