O Grupo CEEE assinou no fim de novembro a autorização para início de obra da linha de transmissão (LT) Ramal Alvorada 2. A LT que transmite energia em 69 kV vai ser a responsável por fazer o transporte da eletricidade entre as estruturas já existentes e a futura subestação Alvorada 2.

O investimento de R$ 7,8 milhões foi conseguido junto ao financiamento do BID e da AFD, que vai beneficiar mais de 140 mil pessoas de Alvorada (RS). A obra será executada pela Henerge, vencedora da licitação, e é de extrema importância para o sistema elétrico de toda a região. Os trabalhos devem começar na metade de dezembro e a conclusão está prevista para o segundo semestre do ano que vem.

A linha terá 3,8 quilômetros de extensão, trajeto durante o qual serão instaladas novas estruturas metálicas e de concreto. Além disso, está previsto o lançamento de 20 quilômetros de cabos de fibra ótica – tecnologia que oferece maior confiabilidade de comunicação, de operação e de proteção ao sistema de energia.

O empreendimento é parte integrante de um aporte de recursos de R$ 26 milhões que irá incluir também a própria subestação Alvorada 2, que está em construção e deve ficar pronta um pouco antes da conclusão da linha. Com e conjunto de obras, haverá um aumento de 40% na capacidade de produção e distribuição de energia elétrica à população do município.