A Celesc iniciou os trabalhos para substituição das comportas da Usina Salto, localizada em Blumenau (SC). O reservatório será totalmente esvaziado e haverá interrupção do fornecimento de água na cidade por duas horas pela manhã e uma hora à tarde, quando uma equipe técnica irá fazer inspeção do local e tirar as medidas para a fabricação da nova estrutura, que garantirá mais segurança e qualidade ao funcionamento do empreendimento.

A instalação está prevista para ocorrer ainda durante o inverno, quando o consumo de água na cidade é reduzido em relação aos demais períodos do ano. Com um investimento de R$ 1,048 milhão, a obra será executada pela empresa Hydrocan Service, de Herval D’Oeste, contratada pela Celesc por meio de licitação.

A necessidade de baixar o nível do canal para realizar manutenções na PCH tem se tornado mais frequente nos últimos anos em função do desgaste da estrutura centenária. O procedimento acaba interferindo no abastecimento de água na cidade, pois um dos pontos de captação da SAMAE fica a poucos metros das comportas de entrada da usina.

O impacto das manutenções para a população de Blumenau será definitivamente resolvido com a substituição das peças, passando a oferecer mais segurança aos técnicos que trabalham em áreas alagadas, sem a necessidade de esvaziar a barragem para novas manutenções

O chefe de operação e manutenção de usinas da Celesc Geração, Flávio Spolaor, informou a população da cidade que durante a instalação das comportas será necessária a compreensão dos moradores por alguns dias em que o abastecimento será interrompido em momentos pontuais ao longo do dia. “Após esse período, entretanto, não haverá mais necessidade frequente de rebaixar o nível do canal para manutenções, o que trará um benefício duradouro para a cidade e permitirá que a usina opere em capacidade plena”, afirmou Spolaor.