Furnas concluiu o processo de ampliação da subestação Vitória no último domingo (16), energizando o 5º Banco de Autotransformadores de 345/ 138 kV do empreendimento no Espírito Santo. O banco tem potência de 400 MVA, sendo composto por três fases e uma reserva, e representou um investimento de R$ 35 milhões à companhia.

“Estamos aumentando a capacidade instalada da subestação em 44%, elevando de 900 MVA para 1300 MVA”, afirma o Gerente de Produção de Furnas em Vitória, Anderson Prado Azevedo, ressaltando que a energização foi feita dentro prazo previsto e a obra continuou sem parar mesmo durante o período de pandemia, com alguma alterações para seguir os protocolos de prevenção e segurança.

A iniciativa expande a capacidade de transformação e entrega da energia para a concessionária local, com ganhos sobretudo na região metropolitana da Grande Vitória, e atende a Resolução Autorizativa da Aneel nº 6.189/2017 (alterada pela Resolução Autorizativa Nº 6.513/2017), proporcionando à estatal somar em seu portfólio uma Receita Anual de R$ 7,2 milhões.

Além da implantação do banco de autotransformadores, o projeto compreendeu a adequação do barramento 345 kV e uma linha de interligação 138kV com a SE Pitanga, da EDP, que trazem como benefício o atendimento à crescente demanda de energia elétrica. A obra empregou 70 colaboradores, com um total de 130 trabalhadores, entre terceirizados e funcionários da estatal, que tiveram treze meses para as obras civis e montagem eletromecânica.