A Eletrobras recebeu R$ 27,6 milhões do fundo de investimento Pirineus pela venda de 49% de participação no parque eólico Mangue Seco 2, localizado no Rio Grande do Norte, informou a companhia em comunicado ao mercado.

O negócio faz parte do programa de desinvestimentos da estatal e foi viabilizado por meio de procedimento competitivo realizado em 2019. Em agosto deste ano a operação recebeu o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O valor pago foi corrigido da data do leilão até 9 de outubro de 2020.

A geradora de energia eólica Mangue Seco 2 (26 MW) se encontra instalada no município de Guamaré. Os cotistas do FIP Pirineus são controladores do Grupo Tradener, que possui atuação no setor de energia elétrica na compra e venda, intermediação de negócios, representação e gestão de agentes geradores e consumidores livres.

O FIP Pirineus é um fundo de investimento em participações, no qual iniciou suas atividades em setembro 2015 e possui o objetivo de investir no setor de energias renováveis e de transmissão, gás e correlatos. Atualmente, o FIP Pirineus possui investimentos em usinas eólicas, pequenas centrais hidrelétricas e empresas voltadas para o desenvolvimento de tecnologia para geração sustentável de energia elétrica.