A Neoenergia, por meio de sua distribuidora Coelba (BA), acaba de energizar uma nova subestação em 69 kV para atender ao Polo Petroquímico de Camaçari, região metropolitana de Salvador. O empreendimento, chamado de Polo II, contou com o investimento total de R$ 33 milhões e beneficia diretamente os clientes industriais localizados no município.

Segundo a companhia, a subestação vai garantir a melhoria do atendimento das cargas existentes e a viabilização de fornecimento para novos pedidos de ligação de consumidores de grande porte. Instalada em uma posição estratégia, poderá ser ampliada a médio prazo, com a introdução de uma transformação 69/34,5 kV ao sistema de 34,5 kV da região, que no futuro beneficiará diretamente mais de 37 mil clientes, envolvendo também os municípios de Dias D’Ávila e Mata de São João.

Além disso, o empreendimento exige uma manutenção praticamente nula ao longo dos anos, contando com um sistema automatizado que dispensa a presença de eletricistas e operadores para efetuar manobras, sendo realizadas diretamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Coelba, em Salvador, por comunicação via satélite.

Eunápolis – Outra entrega da empresa foi uma subestação totalmente digitalizada em Eunápolis, com a capacidade de 20/26,6 MVA e cinco alimentadores, num aporte de mais de R$ 14 milhões em benefícios diretos a mais de 35 mil clientes. Intitulada Eunápolis III, o ativo será fundamental para expandir o sistema de distribuição, tendo em vista o crescimento demográfico da região nos últimos anos.