A queda de um cabo isolante da empresa Transmissão Maranhão I, da EDP, provocou o desligamento total das subestações São Luís I e São Luís III, da Eletronorte, com interrupção do fornecimento de energia na região metropolitana da capital maranhense. O desligamento ocorreu às 8h26 desta sexta-feira (8), com interrupção de cerca de 350 MW.

A recomposição das cargas foi iniciada três horas depois, às 11h26, e concluída às 12h26, segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A interrupção aconteceu quando um dos cabos de uma nova linha de transmissão em 500 kV, que cruza as linhas da Eletronorte, desprendeu-se durante a execução de manobra, tocando outras quatro LTs. O dispositivo de proteção atuou conforme projetado, segundo a transmissora Maranhão I, desligando as linhas da estatal, que estão em operação.

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou em nota que solicitou esclarecimentos à EDP Transmissão sobre a ocorrência que levou ao desligamento de circuitos da Eletronorte, e vai realizar fiscalização específica para apurar as causas do evento. A Aneel destacou que o problema não foi causado por qualquer motivo estrutural, pois tratou-se de um acidente em uma obra que como objetivo melhorar o atendimento a São Luís.

A agencia também disse que “já havia alertado a EDP e o ONS em dezembro, por meio da atuação de sua equipe de fiscalização, sobre os riscos associados ao cruzamento de linhas, ainda que a medida possa vir a ser necessária”, e tem debatido com o operador e as transmissoras medidas para minimizar riscos em situações desse tipo.