A mais recente rodada do Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE), em que as distribuidoras negociam sobras de energia com agentes do mercado livre foi realizada nesta terça-feira, 21 de setembro. Ao todo, foram transacionados 160,9 MW médios para o período de três meses, válidos de outubro a dezembro de 2021.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, considerando todas as operações realizadas com produtos para 2021 neste ano e no ano passado, a organização registrou transações de 1.538 MW médios anualizados. Além disso, a CCEE também organizou, em julho, uma rodada extraordinária que comercializou 675,1 MW médios para 2022.

O certame contou com 8 ofertas de venda e 2.560 propostas de compra. Vale ressaltar que, desde a operação de dezembro de 2020, é possível a apresentação de múltiplos lances pelos agentes que participam da operação.

O destaque ficou por conta do submercado Sudeste/Centro-Oeste, no qual foram negociados 92 MW médios em energia especial, valorados ao PLD mais spread marginal de R$ 0,10/MWh, e 2,90 MW médios na modalidade convencional, ao preço de PLD acrescidos de spread marginal negativo de R$ 3,90/MWh.