Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O SDDP (Stochastic Dual Dynamic Programming) da PSR passará a ser uma plataforma unificada de planejamento. O lançamento ocorrerá na próxima semana, durante o User Meeting, evento que a consultoria passará a realizar anualmente e é dedicada a clientes. A versão 18 do modelo de otimização operativa estocástica será apresentada durante a 1ª sessão técnica do evento que acontece a partir do próximo domingo, em Búzios (RJ) cidade escolhida para abrigar o encontro, após duas edições realizadas na Cidade do Panamá – em 2012 e 2024.

Fernanda Thomé, líder de Ferramentas Analíticas da PSR, explica que essa será uma alteração muito significativa no sistema da consultoria. “A nova versão passa originalmente de ferramenta de planejamento para uma plataforma de planejamento geral com expansão, operação, manutenção e confiabilidade. Tudo isso em ambiente integrado com os módulos e navegabilidade amigável”, aponta ela.

Essa edição do encontro foi ampliada. Passou de um encontro com foco na América Latina e foi aberta aos clientes em aspecto global. Tanto que neste ano a PSR já contabiliza representantes de cerca de 20 países já credenciados para o encontro, que busca aprimorar conhecimento e proporcionar networking entre os usuários e a equipe da PSR.

Entre os temas constam sessões relacionadas a mudanças climáticas, integração de renováveis e aplicação de Inteligência Artificial aos modelos computacionais, entre outros diversos temas. Thomé destaca que a programação do evento é o resultado de interação entre a consultoria e seus clientes que apontam os principais temas de interesse e o formato de apresentação esses assuntos.

“Atualmente os temas são inerentes aos países e são relevantes, acontecendo generalizadamente em todos com a influência do clima sobre as renováveis, as mudanças, claro, afetam todo mundo e isso traz as dificuldades de resiliência, flexibilidade e confiabilidade. Nosso trabalho na modelagem matemática é abordar e encontrar soluções que levem à solução das incertezas no setor”, sinaliza.

Ela explica que as atividades passarão por sessões técnicas, mesas redondas, workshops e cursos relacionados aos modelos. Inclusive, destacou a executiva, a PSR vai transmitir ao vivo um debate entre o diretor geral do Cenace, do México, – equivalente ao ONS no Brasil – Ricardo Mota, o fundador da PSR, Mário Veiga e o CEO da consultoria, Luiz Barroso. Essa transmissão será via canal da PSR no You Tube na segunda-feira, 19 de maio das 9h às 11h30.