Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Enel, Ansaldo Energia e Leonardo formalizaram a criação da Nuclitalia. A empresa será responsável por estudar tecnologias avançadas e analisar oportunidades de mercado no setor de energia nuclear de nova geração. O foco inicial será em Reatores Modulares Pequenos (SMRs) resfriados a água, incluindo a definição de requisitos específicos para o sistema italiano e a seleção das soluções mais promissoras com base em análises técnico-econômicas detalhadas.

A nova sociedade, que contará com participação de 51% da Enel, 39% da Asnaldo e 10% da Leonardo, também avaliará oportunidades de parcerias industriais e cocriação numa abordagem baseada em inovação, sustentabilidade ambiental e econômica, além de valorizar as competências da cadeia produtiva italiana.

O Conselho de Administração será composto por sete membros e presidido por Ferruccio Resta, ex-reitor do Politécnico de Milão. Luca Mastrantonio, responsável pela unidade de Inovação Nuclear da Enel, assumirá o cargo de CEO. O órgão é completado por outros cinco executivos das empresas acionistas, e nas próximas semanas também será formado um comitê técnico com o objetivo de apoiar as atividades de análise tecnológica.

Capacidade nuclear deve chegar a 494 GW até 2035, avalia GlobalData

AIE: financiamento de novos projetos é desafio para fonte nuclear