Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) implementou uma nova infraestrutura tecnológica de alto desempenho para potencializar a execução dos modelos computacionais que sustentam o planejamento do futuro do setor. Como resultado, a entidade reporta um ganho de eficiência de até 87% no tempo de processamento das simulações, com aumento expressivo da capacidade de análise simultânea de cenários para o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) e condições energéticas.

A nova infraestrutura recai em um supercomputador com arquitetura AMD EPYC. Foi desenvolvida para processar o modelo NEWAVE Híbrido, capaz de avaliar individualmente cada usina hidrelétrica no modelo, representando melhor suas restrições hidráulicas e o valor da água armazenada. A abordagem proporciona uma leitura mais refinada e estratégica do sistema elétrico, com implicações diretas na precificação da energia, no equilíbrio entre geração hídrica e térmica e no planejamento de mercado.

Além de permitir o processamento de mais cenários em menos tempo, a CCEE aponta que a tecnologia torna mais robusto o cálculo de variáveis-chave para o setor, como o PLD e parâmetros utilizados na definição das Bandeiras Tarifárias, fundamentais para a formulação de políticas públicas, regulação e a tomada de decisão.

Desde que entrou em operação, em março, o supercomputador já tem gerado resultados tangíveis: simulações que antes exigiam até oito dias agora são concluídas em quatro, liberando mais tempo para análises estratégicas e tomada de decisões com maior assertividade.

Aneel adia decisão sobre novo estatuto da CCEE

APIs simplificam comunicação com a CCEE a partir de julho