Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Statkraft deu mais um passo importante na implementação do seu primeiro projeto híbrido no Brasil, ao firmar acordo com a Sungrow para o fornecimento de 711 inversores string SG350HX. As usinas solares, localizadas na Bahia, fazem parte da estratégia da companhia de integrar diferentes fontes renováveis em um único sistema.

O complexo Morro do Cruzeiro da Statkraft integra um projeto eólico greenfield e representa uma ampliação do já existente complexo Eólico Brotas de Macaúbas, que está em operação na Bahia. A ampliação consiste em 14 turbinas e uma capacidade instalada de 79,8 MW. Aproveitando as condições climáticas favoráveis da região, o projeto gera 386 GWh de energia renovável anualmente, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências. Além da geração eólica, o complexo está finalizando a construção da sua usina de geração solar, otimizando a infraestrutura do parque eólico já em operação há mais de 12 anos.

O projeto solar também contará com um contrato de compra de energia (PPA) de 21 anos. A conexão à rede elétrica permitirá a geração de uma quantidade considerável de eletricidade anualmente, beneficiando cerca de um milhão de residentes com energia limpa. A expectativa é de que isso contribua significativamente na redução das emissões de carbono, totalizando milhares de toneladas evitadas por ano.