Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A nova Linha de Transmissão de 500 kV Campos 2/Lagos C1 e C2, localizada no estado do Rio de Janeiro, foi oficialmente integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com 101 km de extensão em cada circuito, o empreendimento é resultado do Novo PAC e integra o Lote 02 do Leilão de Transmissão 004/2018, arrematado pelo Consórcio Neoenergia Guanabara.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a ativação da LT reforça de maneira significativa o sistema de 500 kV da região, otimizando o escoamento da energia termelétrica proveniente dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Adicionalmente, fortalece a interligação entre as regiões Nordeste e Sudeste, facilitando o crescente fluxo da geração de energia eólica nordestina para os principais centros de carga do Sudeste.

O MME salientou ainda que atuou no monitoramento das obras de conclusão da LT, visando prevenir atrasos na entrada em operação, especialmente na interlocução com os órgãos ambientais. Além dessa linha, o Lote 02 abrange também a LT 500 kV Terminal Rio-Lagos, C1 e C2, com 227 km de extensão em cada circuito, e reformas nas subestações de 500 kV Campos 2 e Lagos. A entrada em operação comercial de todos esses ativos está prevista para acontecer ainda em 2025.

Governo define agenda de estudos para planejamento da transmissão em 2025

MME enquadra mais de R$ 676 mi em reforço na transmissão junto ao Reidi