Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Aneel criou um prêmio de inovação para empresas, pesquisadores e profissionais do setor cuja atuação entre 1º de outubro de 2023 e 31 de dezembro de 2024 seja considerada de excelência. Segundo o processo aprovado na reunião da diretoria nessa terça-feira, 27 de maio, uma menção honrosa será entregue ainda ao agente do setor que apresentar o maior percentual de investimento em instituições localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no mesmo período.

A primeira edição terá início na próxima segunda-feira (02), com o lançamento do edital para inscrição de profissionais e pesquisadores dedicados à inovação no setor elétrico. O envio das candidaturas será realizado pelas instituições responsáveis pelos projetos, até 30 de junho.

A participação nas categorias Empresas e Investimento no Norte, Nordeste e Centro-Oeste será automática para todos os agentes que possuem obrigação de participação no Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) gerido pela Agência e que entregaram, até 9 de maio, o relatório anual de resultados do programa.

Uma primeira análise dos candidatos será empreendida pelas equipes técnicas da Aneel a partir de julho, com o processo indo até 15 de agosto. Serão selecionados dez finalistas em cada categoria, os quais posteriormente serão examinados por um comitê julgador, responsável pela ordem final de classificação.

O comitê será formado por três servidores da Agência; dois profissionais da academia; três de associações do setor elétrico (cada um representando os segmentos de geração, transmissão e distribuição), um do Ministério de Minas e Energia, outro de instituições de fomento à inovação; e um dos conselhos de consumidores.

O anúncio dos vencedores será em 17 de setembro, durante o Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel), principal evento de inovação do setor elétrico no Brasil. O prêmio será anual, com realização também nos anos em que o Citeneel, de frequência bienal, não for promovido.

Prêmio passou por CP

A Consulta Pública nº 6/2025, instituída para contribuições à estruturação da premiação, recebeu 542 sugestões de 24 instituições. Mais de 74% foram total ou parcialmente aceitas pela Aneel, com destaque para as publicações acadêmicas e patentes de produtos entre os critérios de avaliação, que são alguns dos principais resultados chave (KRs) no Plano Estratégico Quinquenal 2024-2028 (PEQuI) do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PROPDI).

Para os profissionais e pesquisadores, os principais critérios serão: quantidade de pedidos de patentes e de registros de Propriedade Intelectual (KR18); e quantidade de publicações em periódicos internacionais e/ou nacionais classificados na lista Qualis Periódicos como A1, A2, A3 ou A4 (estrato A) no ano de publicação do artigo (KR19).

Para os agentes do setor, também ganharão ênfase os seguintes quesitos: quantidade de peças de comunicação audiovisual publicadas em plataforma online (KR2); percentual financeiro retornado como resultado dos portfólios de PDI (KR4); percentual de aproveitamento dos projetos e ações do PDI ANEEL (KR5); percentual de recursos investidos nos temas estratégicos do PEQuI (KR9); percentual de recursos investidos em projetos ou ações de PDI com TRL maior do que 6 (KR15); percentual de recursos de terceiros em relação ao investimento regulado (KR16); Percentual de investimentos destinados a instituições de pesquisa sediadas nas Regiões Norte — N, Nordeste — NE e Centro-Oeste (KR20) e Quantidade de titulações de pós-graduação (lato e stricto-sensu) (KR17).

Brasil precisa se abrir para inovação global e se conectar com consumidor, diz especialista