Já o consumo de energia, ainda com influência da alta temperatura na região Sudeste, o impacto do feriado e a interligação plena do sistema Manaus ao SIN, que não estava completa em 2015, somou 63.371 MW médios, aumento de 7,6% na comparação com o ano passado. O incremento foi registrado tanto no mercado cativo (+10,1%) quanto no mercado livre (+0,1%).
Dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (+19%), bebidas (+18,6%) e alimentício (+16%) registraram os maiores índices de aumento no consumo. A retração, por sua vez, foi maior nos ramos de extração de minerais metálicos (-22,5%), químicos (-8%) e minerais não metálicos (-2,2%).
A CCEE também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia gerem, até a quinta semana de abril, o equivalente a 99% de suas garantias físicas, ou 50.541 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 99,9%.