A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso emitiu em 18 de agosto a Licença de Operação Provisória para o canteiro de obras da hidrelétrica Sinop. O documento válido por três anos é mais um passo para o avanço do cronograma e implantação da usina, que teve a Licença de Instalação concedida pelo órgão ambiental em dezembro de 2013.

A licença para o canteiro foi solicitada em novembro de 2014 pela Companhia Energética Sinop. O diretor de Engenharia e Construção da CES, Rui Feijão, afirma que a empresa já vem cumprindo as condicionantes ambientais estabelecidas pela  Sema, tanto em relação ao Plano Ambiental para Construção no canteiro de obras quanto ao Programa de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna. Feijão lembra que o documento vale para as operações realizadas apenas no canteiro. A empresa terá de obter uma nova licença do órgão estadual de meio ambiente para a liberação do enchimento e operação do reservatório.

Leiloada em agosto de 2013, a usina localizada no rio Teles Pires, em Mato Grosso, tem como sócios EDF Brasil, Chesf e Eletronorte. O empreendimento terá 400 MW de potência instalada. O investimento previsto é de R$ 1,8 bilhão.