A CPFL Renováveis informou que conseguiu financiamento de R$ 764,1 milhões do BNDES para projetos eólicos no mercado livre. Os contratos de financiamento são para os Complexos Eólicos Campo dos Ventos e São Benedito, que ficam no Rio Grande do Norte. Os parques somam 231 MW de capacidade instalada e estão previstos para iniciar operação comercial a partir de abril, com conclusão em dezembro deste ano. Ao término das obras, a capacidade da CPFL Renováveis passa dos atuais 1,8 mil MW para 2 mil MW. Do total aprovado, R$ 270,6 milhões já foram desembolsados e o saldo remanescente será desembolsado de acordo com o cronograma físico financeiro das obras. O financiamento tem prazo de 16 anos.

Segundo o presidente da CPFL Renováveis, André Dorf, a assinatura do financiamento mostra a estratégia acertada da empresa de crescer com disciplina financeira. O financiamento foi o primeiro projeto de mercado livre enquadrado na modalidade de Project Finance, com o modelo de garantia inovador estruturado em conjunto com o Departamento de Fontes Alternativas do BNDES.

De acordo com a empresa, as obras civis estão em fase de finalização e a CPFL Renováveis está realizando a montagem das 110 torres eólicas dos dois complexos. Cada unidade tem 93 metros de altura, e o gerador fabricado pela Gamesa vai ter potência de 2,1 MW. Quando os parques estiverem em operação comercial, terão o maior fator de capacidade da fonte eólica da companhia, de 58,5%.

A CPFL Renováveis comercializou 100% da energia assegurada dos dois complexos, que juntos somam 129,2 MW médios, para a CPFL Brasil, em contratos com duração de 18 anos. Com a compra deste volume, a comercializadora amplia a sua liquidez para firmar novos contratos de venda de energia para os clientes livres especiais, nicho do mercado livre que apresenta o maior potencial crescimento neste momento.