Os acionistas da Cemig autorizaram em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última terça-feira, 29 de dezembro, a empresa a ultrapassar as metas financeiras estabelecidas para cumprir com o pagamento do bônus de outorga referente ao lote D do leilão de concessão de UHEs. A Cemig GT vai emitir notas promissórias comerciais no montante de até R$ 1,5 bilhão para quitar o pagamento previsto para esta quarta-feira, 30.

Com o valor do investimento, os convenants da holding vão ficar acima do previsto de manter o endividamento consolidado de duas vezes o lajida (ou ebtida), manter o endividamento medido por dívida líquida/(dívida líquida + patrimônio líquido), limitada a 40%; e limitar o montante consolidado dos recursos destinados a investimento de capital e à aquisição de ativos a 40% do lajida.

Os acionistas autorizaram que essas metas fiquem em 2,6 vezes o lajida o endividamento consolidado, a relação de endividamento medido pela fórmula da dívida líquida em 51% e os recursos destinados a investimentos e aquisições em 62% do lajida.