Existem no Brasil 153 unidades gerando energia elétrica, térmica ou biocombustível por meio do biogás, produzido através da transformação de dejetos de animais, resíduos agrícolas, lixo e esgoto das cidades. Juntas, elas poderiam gerar 1.693 MWh/dia, o suficiente para abastecer o consumo de todas as residências de cidades como Santo André ou Ribeirão Preto, em São Paulo. Ou ainda produzir biometano para percorrer de carro quase onze milhões de quilômetros, o que equivale a 271 voltas no planeta Terra.

Esse retrato foi revelado por uma ferramenta inédita criada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis em parceria com o Centro Internacional de Hidroinformática e com apoio do Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil. A ferramenta está disponível no site www.cibiogas.org, no link BiogasMap, e retrata a importância do biogás, principalmente, em regiões como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

No BiogasMap, pode-se encontrar informações sobre as unidades de produção existentes, qual a matéria-prima utilizada e como o biogás é aproveitado. De acordo com o presidente do CIBiogás, Rodrigo Regis de Almeida Galvão, a iniciativa surgiu da necessidade de disponibilizar dados sobre o setor de biogás de forma colaborativa, imparcial e transparente, fortalecendo e incentivando o uso dessa fonte renovável de energia. A intenção é que a ferramenta seja atualizada anualmente. Todo o levantamento inicial foi feito por meio de um sistema de cadastramento e verificação. A ferramenta foi lançada no II Fórum da Indústria do Biogás, na última semana, em São Paulo, evento promovido pela Associação Brasileira do Biogás e Biometano e pelo Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil.