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A inovação tecnológica tem atingido empresas de todos os setores e, recentemente, chegou para transformar a forma como consumidores gerenciam e contratam energia elétrica no Brasil. Em linha com esse movimento, a Voltera desenvolveu uma plataforma própria que une inteligência artificial, automações e business intelligence para entregar uma gestão energética mais estratégica, segura e orientada à economia.

O CEO da Voltera, Alan Henn, disse ao CanalEnergia que o sistema foi criado para garantir eficiência no atendimento e melhorar a experiência dos clientes. “Desenvolvemos uma tecnologia proprietária para garantir agilidade, transparência e informações precisas, tanto para apoiar decisões quanto para tornar as operações mais seguras”, afirma.

Ele acredita que o papel da inteligência artificial e do machine learning (ML) será transformador em praticamente todas as pontas do setor elétrico, da geração até o consumidor final. “Na Voltera, enxergamos esse movimento como uma oportunidade clara de tornar o setor mais inteligente, eficiente e centrado no cliente”, ressaltou.

Com a leitura do consumo a cada cinco minutos, a plataforma da Voltera oferece uma visão detalhada do comportamento energético dos clientes. Isso permite, por exemplo, identificar horários de pico, início de operação de máquinas e padrões que não aparecem em uma conta de luz tradicional.

Essas informações permitem ao cliente adotar estratégias como o deslocamento do consumo para horários com tarifas mais baixas ou o desligamento programado de equipamentos para evitar ultrapassar a demanda contratada, reduzindo, assim, o risco de multas e otimizando custos.

Além disso, a plataforma integra dados como o histórico de bandeiras tarifárias, comportamento do PLD (preço no mercado livre) e desempenho de contratos, gerando insights práticos para economizar. Os dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) também são integrados em tempo real, permitindo que o cliente acompanhe todos os eventos contábeis sem atrasos.

Casos reais

Com mais de R$ 40 milhões em economia gerada para seus mais de 250 clientes, a Voltera tem alguns cases de sucesso. A Riviera de São Lourenço, por exemplo, economizou mais de R$ 2 milhões, enquanto a Selco poupou mais de R$ 100 mil em apenas oito meses. O grupo NSO, por sua vez, reduziu mais de 600 toneladas de CO₂ com ajuda da gestão energética.

“Todos os nossos clientes se beneficiam do uso da plataforma, tanto atacadista quanto varejista. Somos agnósticos quanto ao perfil. Atendemos todas as empresas no Brasil que estão conectadas em média ou alta tensão, independentemente do valor da fatura. Todas essas empresas se encaixam no nosso perfil ideal. A decisão final é sempre do cliente, por isso, nossa plataforma fornece dados e análises para que possam tomar a melhor decisão a partir dos cenários apresentados”, destacou Henn.

Mercado livre de energia

A plataforma também apoia empresas que estão migrando do ambiente regulado para o mercado livre, facilitando o controle financeiro com uma visão integrada das faturas da distribuidora e da Voltera. Todo o processo de migração é acompanhado e detalhado no portal do cliente, e há ferramentas de simulação online que mostram o potencial de economia em segundos, sem burocracia.

Com relação ao avanço da digitalização e do acesso ao ACL, o CEO da Voltera declarou que o progresso tem sido significativo, mas ainda há muito espaço para crescimento. “Do nosso ponto de vista, a combinação entre digitalização e abertura regulatória tem criado um terreno fértil para que pequenas e médias empresas finalmente acessem os benefícios do mercado livre de energia, algo que antes era restrito a grandes consumidores, com alto nível de complexidade e barreiras técnicas.

A Voltera também garante que todo o sistema está em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O cliente é o único proprietário das informações, que são protegidas por criptografia. A empresa também adota governança clara para definir acessos e garantir a integridade dos dados.

Contudo, ele alerta que ainda assim, os desafios são claros: “é preciso seguir investindo em educação do mercado, descomplicando os jargões técnicos e oferecendo soluções sob medida para realidades operacionais diversas. O avanço é inevitável, e quem conseguir unir tecnologia, simplicidade e credibilidade vai liderar essa transformação”, disse.

Futuro

A empresa pretende lançar, ainda este ano, novas funcionalidades, como uma área de pagamentos mais intuitiva e ferramentas de análise de consumo ainda mais robustas. E, com o uso crescente de inteligência artificial e machine learning, a expectativa é de que o setor elétrico se torne mais proativo e eficiente.

“O futuro está em assistentes energéticos inteligentes, que dizem ao cliente o que fazer e quando fazer para reduzir custos, evitar riscos ou aumentar a sustentabilidade”, diz Michele. Para a Voltera, essa é a ponte entre um setor historicamente técnico e um consumidor que busca praticidade, economia e impacto positivo.