Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Prysmian irá fornecer o cabo Multiplex Green para aplicação em um projeto piloto da Neoenergia Elektro na região de Rio Claro-SP. O Multiplex Green da Prysmian é um cabo de alumínio autossustentado multiplexado de baixa tensão que pode ser utilizado pelas concessionárias de energia em sistemas aéreos de distribuição de energia.

O cabo pertence à família de produtos Green da marca por incorporar, na cobertura, 20% de polietileno de origem vegetal (composto também conhecido como biopolietileno), material derivado da cana-de-açúcar. A introdução do biopolietileno resultam em efeito combinado de captura e de não emissão de aproximadamente 3,4 tonelada de CO2 a cada 10 km do cabo multiplexado, levando em conta as mesmas especificações do modelo fornecido nesta fase piloto conduzida em parceria com a Elektro (3x1x120+70 mm2 1 kV).

A concessionária visa testar um segmento de 5 km de cabo em condições reais de operação a performance e a viabilidade desta solução como uma alternativa ao tradicional cabo AWG (alumínio nu) não apenas pelo aspecto sustentável, mas também pela maior confiabilidade.

Segundo a empresa, ao contrário do que ocorre nas redes com AWG, o modelo multiplexado não desarma o circuito quando em contato com galhos de árvores, um dos grandes causadores das interrupções no fornecimento de energia. Isso ocorre porque o cabo Multiplex da Prysmian é constituído por três condutores fases de alumínio, sendo que cada uma dessas fases é isolada com polietileno reticulado, material tecnicamente conhecido como XLPE. Além dessas três fases, o cabo conta com um componente neutro de sustentação que permite a ancoragem em postes nas redes aéreas.