A Controladoria-Geral da União divulgou na última segunda-feira, 9 de novembro, as empresas aprovadas para o Pró-Ética 2015, iniciativa que reconhece entidades comprometidas com a integridade, a transparência, a prevenção e o combate à corrupção no ambiente corporativo. Entre as dezenove empresas selecionadas, dez delas pertencem ao setor elétrico, entre distribuidoras, geradoras e fornecedoras. São elas: ABB; AES Eletropaulo; AES Sul; AES Tietê; AES Uruguaiana; Câmara de Comercialização de Energia Elétrica; Celesc; EDP; Elektro e Siemens.

O anúncio foi feito pelo ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, durante a 2ª Conferência Empresa Limpa, que ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Na oportunidade, Simão entregou troféu às entidades selecionadas para o Pró-Ética 2015 e destacou que a integridade no ambiente corporativo é essencial para a luta contra a corrupção. As empresas selecionadas passam agora a contar com uma série de benefícios, como reconhecimento público de comprometimento de prevenção e combate à corrupção; publicidade positiva para a empresa, com o uso da marca do Pró-Ética; e avaliação do programa de integridade, com análise detalhada das medidas implementadas. Essa é a primeira edição depois da reformulação do programa, em 2015.

A lista é anual, e a adesão, voluntária. Os pedidos são avaliados por um comitê gestor, presidido, alternadamente, pela CGU e pelo Instituto Ethos, e composto por mais oito instituições dos setores público e privado reconhecidas no meio empresarial. As outras empresas que integraram a lista foram a 3M do Brasil; Dudalina; Duratex; Ernst & Young; GranBio; ICTS; Osram do Brasil Lâmpadas Elétricas; Santander e SNC-Lavalin Meio Ambiente.