O governo de São Paulo lançará o edital para viabilizar a construção de UTEs que somarão 1.500 MW de capacidade instalada no estado. As usinas, conforma revelou o secretário de Energia, João Carlos Meirelles, ainda em maio, serão construída em áreas da estatal Emae junto à UTE Fernando Gasparian, na zona sul da cidade de São Paulo.
O decreto foi assinado pelo governador do estado, Geraldo Alckmin, e autoriza a a Emae a lançar o edital de chamamento do setor privado que viabilizará os investimentos, a construção e a operação das usinas. Segundo o governo do estado, essas usinas, próximas ao centro de carga, aumentará a oferta firme de energia. No local há um city gate de entrega de gás natural da Comgás para as duas usinas que já existem no local.
Ainda no evento que está sendo realizado na sede do governo do estado, será apresentada outra iniciativa dada por Meirelles como as alternativas para dinamizar a disponibilização de energia para todo o estado, a Rota 4 do gás natural, que contará com a participação da Comgás e da Cosan.
Esse gasoduto ligará a exploração de gás no pré-sal da Bacia de Santos até os sistemas de distribuição do insumo para o estado. E ainda, as secretarias de Saúde e de Energia implantem um programa de geração distribuída de energia elétrica e térmica no complexo do Hospital das Clínicas.