A presidente Dilma Rousseff anunciou que Brasil e Estados Unidos assumiram um acordo para ampliar em 20% a participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030, sem considerar a fonte hídrica. O anuncio feito nesta terça-feira, 30 de junho, ocorreu após reunião de trabalho com o presidente norte-americano Barack Obama, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington. "Acordamos ampliar em 20%, até 2030, a presença de fontes renováveis na matriz energética dos dois países", revelou a presidente brasileira.

Segundo Dilma, o compromisso tem a ver com perspectivas de participação do Brasil e dos EUA no acordo global para a redução de emissões de gases de efeito estufa, que deve ser assinado por todos os países que participarão da Conferência Mundial da ONU sobre o Clima (COP 21), que será realizada em Paris, em dezembro. "A mudança do clima é um dos desafios centrais do século 21. Nós temos um grande desafio de assegurar na matriz energética a presença de fontes renováveis", disse a presidente, em discurso transmitido ao vivo pela NBR.

Dilma falou da importância de se investir em eficiência energética e destacou o comprometimento do Brasil nessa área. “Nós estamos comprometidos com consumos mínimos de energia, adoção de smart grids, e estamos comprometidos com equipamentos e prédios eficientes”, afirmou a presidente. Dilma ainda se comprometeu em acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia e enfatizou os compromissos assumidos com o novo código florestal brasileiro. “Queremos virar a página e passarmos a ter uma política clara de reflorestamento.”  Além de falar sobre energia, Obama e Dilma também discutiram acordos em áreas como comércio, ciência e tecnologia, clima, meio ambiente, educação, entre outros.