O Brasil deverá reforçar ações de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento. Em reunião realizada na última terça-feira, 23 de junho, o Conselho Nacional de Política Energética entendeu que é necessário fortalecer os programas nessas áreas mediante a reorientação de recursos já existentes e a fixação de novas diretrizes para tais programas. Além disso, é prevista a criação de novas câmaras técnicas no CNPE cuja meta será a de propor políticas e ações aos membros do conselho.

De acordo com nota do Ministério de Minas e Energia, a primeira câmara a ser criada será a responsável pelo desenvolvimento de estudo dos programas e ações de eficiência energética e P&D cujos recursos e execução estão espalhados entre diversos órgãos e empresas. Essa câmara poderá ser criada antes mesmo da próxima reunião do CNPE, que está agendada para 8 de dezembro.
Na reunião também foi apresentado o planejamento para a 13ª rodada de leilões de blocos de petróleo. O certame deverá ocorrer em 7 de outubro e uma das prioridades do país será a exploração de gás natural que servirá para dar suporte à expansão das térmicas a gás na matriz energética do país.