A Prumo e a Bolognesi assinaram nesta quinta-feira, 30 de abril, memorando de entendimento para avaliar um conjunto de oportunidades de investimentos para desenvolver projetos de gás natural no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A assinatura revela o potencial de infraestrutura diferenciada e a atratividade do porto para a indústria de óleo e gás e energia. A Prumo e a Bolognesi iniciaram os estudos complementares para viabilizar a instalação de um hub de gás no Porto do Açu.

O Hub é uma das melhores soluções privadas para importação de GNL e produção doméstica de gás natural nas Bacias de Santos e Campos. Ele se apresenta aos produtores como uma solução atraente para a monetização do gás associado produzido, além de oferecer infraestrutura competitiva em larga escala para o consumo de gás industrial. O principal projeto consiste na construção de uma termoelétrica a gás e na instalação de uma unidade regaseificadora flutuante de GNL. De acordo com as condições comerciais, a Bolognesi irá alugar uma área de até 400.000 m² no Porto do Açu pelo período de 25 anos, com possibilidade de renovação por mais 25 anos. A Bolognesi será responsável pela construção de toda infraestrutura necessária para a implantação da térmica a gás, incluindo a subestação de energia, a linha de transmissão e o terminal GNL.

Segundo Paulo Rutzen, vice-presidente executivo da Bolognesi, a região Sudeste é o centro de carga de energia do País. Com isso, o aumento da disponibilidade de geração de energia térmica, assim como a oferta de gás a partir do Porto do Açu, contribui para o desenvolvimento do Brasil e será um catalisador do desenvolvimento local. A assinatura de contrato definitivo para a instalação da termoelétrica e do desenvolvimento do Hub de gás, dependem da concretização de condições comerciais previstas no documento assinado entre as empresas.