Assim que assumiu as duas maiores usinas do leilão de relicitação de UHEs de 2015, Jupiá e Ilha Solteira, a subsidiária brasileira da China Three Gorges apontou que investiria na modernização das centrais. O valor desse aporte é de cerca de R$ 3 bilhões. Nesse sentido, uma parcela dos recursos para o projeto foi destinada no aporte em um software de colaboração em nuvem para a integração de dispositivos, disponibilização de documentos e conexão entre os diversos fornecedores contratados para as obras.
O processo de modernização das usinas envolve a automação dos processos, a atualização tecnológica de equipamentos, bem como a substituição, reforma e manutenção dos sistemas. Por meio desse software, diz a fornecedora Construtivo, foi possível a digitalização de cerca de dez mil documentos antigos dos equipamentos eletromecânicos, que estarão disponíveis para consulta no sistema, ajudando os profissionais de engenharia, operação e manutenção a encontrar informações necessárias do projeto original.
O gerente de engenharia da CTG Brasil, Edoardo Perrotti, descreveu que o sistema permite a conferência de projetos em campo por meio de um aplicativo via celular que também é utilizado pelos projetistas, que consultam as plantas via QR code. Além disso, pode ser utilizado pela equipe de manutenção após o término das modernizações.
Inicialmente quatro das 34 unidades geradoras serão modernizadas, duas em cada usina e a previsão de conclusão em 15 meses. A intenção da CTG é modernizar todas as unidades geradoras nos próximos 10 anos.