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A EDP assinou acordo com a BMW Group para a criação de um corredor de postos elétricos entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto, que vai receber investimentos de R$ 1 milhão, consiste na implantação de seis pontos de recarga em 430 quilômetros de extensão e deve estar concluído até o fim de março de 2018. De acordo com Nuno Miguel Pinto, gerente de Marca e Marketing da EDP Brasil, essa iniciativa está em linha com a empresa, que foi uma das pioneiras nas redes inteligentes no Brasil.

Em 2011, a EEDP lançou em Aparecida (SP) na área de concessão da EDP São Paulo o Inovcity, seu projeto de cidade inteligente. A intenção foi testar a viabilidade de uma série de tecnologias como medição inteligente, iluminação pública eficiente, micro-produção com fontes renováveis de energia, mobilidade elétrica e ações de eficiência energética.

O trajeto do corredor ainda não está definido, mas a intenção do gerente da EDP é que uma pessoa possa sair do centro da cidade de São Paulo e chegar ao centro da capital fluminense com pontos de abastecimento pelo caminho. “Vamos desenvolver os cálculos para garantir que a ligação seja feita com segurança”, avisa.

A empresa não pretende ficar apenas nesse projeto. Nuno Pinto conta que a EDP quer fazer mais corredores e que eles deverão ficar localizados junto a outros centros urbanos. Os postos vão poder carregar qualquer veículo e de modo rápido. O tempo do carregamento, em torno de 30 minutos, é o equivalente ao de uma parada normal de viagem. Postos convencionais serão adaptados para abastecer os carros.

O aspecto futurista, presente na estratégia da empresa, também motivou a EDP a participar do projeto, uma vez que a mobilidade elétrica vem se afirmando como tendência global. Algumas montadoras já estão sinalizando que em algum momento deixarão de produzir veículos a combustão. “A EDP quer fazer parte do início da construção disso no Brasil, queremos estar como pioneiros”, avisa Pinto.

A parceria com a BMW veio devido ao fato da montadora ser pioneira em oferecer ao mercado local desde 2014 veículos elétricos, como o elétrico BMW i3 e híbrido BMW i8. A BMW também vem investindo na infraestrutura de carros elétricos, instalando cerca de 70 postos para recarga no Brasil. Segundo Helder Boavida, CEO do BMW Group Brasil, a visão da empresa é que a mobilidade do futuro será entre outros aspectos, conectada e eletrificada. Segundo ele, a montadora não quer deixar de ser protagonista nas discussões sobre mobilidade elétrica.