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A Linkx Energia enviou um comunicado à imprensa nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, informando que “cumpriu com suas obrigações em 90% de sua carteira no prazo devido” e que os demais 10%, “o qual representam 10 comercializadoras parceiras, tiveram os valores totalmente devolvidos, estabelecendo-se uma negociação bilateral para que nos ajudem a passar por esse período de turbulência.” Mas diferentemente do que a Linkx afirma, os agentes não estão satisfeitos com a solução apresentada pela comercializadora, sendo que alguns, inclusive, alegam que não receberam a integralidade dos valores e ainda precisarão ir a mercado para cobrir o rombo deixado.

O problema veio a público na última segunda-feira, 11 de fevereiro, quando a Linkx notificou dez comercializadoras dizendo que, “por motivos alheios a sua vontade”, não poderia entregar a quantidade de energia que estava prevista nos contratos. A Agência CanalEnergia apurou que houve uma reação muito forte por parte de algumas comercializadoras prejudicadas, pois a Linkx emitiu fatura na sexta-feira, 8, recebeu das empresas, para no primeiro dia útil seguinte dizer não teria como entregar a energia.

Um diretor de uma das comercializadoras impactadas, que pediu anonimato porque ainda tem energia para receber da Linkx nos próximos meses, disse que recebeu a nota fiscal na sexta-feira e pagou a fatura. A Linkx tinha que registrar a energia e não fez, mesmo depois de emitir a fatura. Segundo a fonte, essa operação se configuraria como apropriação indébita e ameaçou processar a Linkx civilmente.

Uma outra comercializadora confirmou que recebeu os valores devidos em sua totalidade, porém continuou prejudicada porque teve que comprar energia a preços mais altos no mercado à vista para poder honrar com os contratos firmados. Um terceiro interlocutor disse que recebeu apenas o que a Linkx “quis devolver”. “Não me deram satisfação. Estou rescindindo todos os meus contratos com eles”, vociferou.

A expectativa dos agentes é que a situação da Linkx deverá piorar em fevereiro por causa da alta do preço da energia no mercado à vista. A Agência CanalEnergia tenta desde segunda-feira ouvir Ricardo Ito, diretor da Linkx. Ontem, a assessoria de comunicação enviou um e-mail confirmando uma entrevista com o executivo, mas depois mudou de ideia e acabou enviando uma nota.

Na nota, Ito afirmou que com a devolução dos valores, “acredita evitar um dano ainda maior ao setor como um todo.” A empresa justifica que foi prejudicada por um problema no mercado e seus ajustes contratuais não foram honrados pela outra parte, “tornando impossível o cumprimento do contrato”.