A Eneva planeja a perfuração de 15 poços ao longo de 2019, desse volume 12 são poços exploratórios e os outros três são classificados como de avaliação. A meta da companhia, apontou o presidente executivo da companhia, Pedro Zinner, é a de repor reservas em 100%, esse indicador foi de 286% no ano passado, conforme informou a empresa sua apresentação dos resultados referentes ao ano passado. As reservas da geradora encerrara dezembro com 21,4 bilhões de metros cúbicos, um aumento de 14% ante os 18,8 bilhões de m³ de 12 meses antes.
Zinner apontou em teleconferência que a empresa tem entre seus objetivos de 2019 aproveitar oportunidades de crescimento com a possível liberalização do mercado. Entre as medidas estão a inscrição do projeto Azulão no leilão para o fornecimento de energia para o estado de Roraima a ser realizado no mês de maio. Além disso, disse ele, a empresa avalia associações e parcerias para disputar as duas modalidades de fornecimento previstas, energia e potência e desenvolver projetos de GNL e gás associado. Além disso, a empresa ainda procura habilitar o projeto nos leilões de energia nova A-4 ou A-6.
Além disso, comentou o executivo, a companhia poderá até mesmo ingressar em um novo campo de atuação por meio da geração distribuída. “Estamos com uma estratégia de inovação para 2019, vamos implementar projetos pilotos de até 3 MW em geração  solar distribuída em Paranaíba e Tauá, bem como iniciar atividade de aceleradora de startups”, comentou.
Zinner revelou ainda que a companhia antecipou em seis meses o início da implantação de Parnaíba V e projeta que a construção do empreendimento ocorra durante o período seco deste ano o que ajudaria a empesa a antecipar ainda mais o projeto e, segundo suas palavras, acelerar o início da operação bem como, captar ganhos adicionais. A expectativa da empresa ainda é a de concluir a estruturação do financiamento dessa usina ainda neste semestre.