A Kroma Energia decidiu disponibilizar as suas demonstrações contábeis auditadas de 2018 no site da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia. O balanço, que foi auditado pela Ernst & Young, vai ficar na área restrita do site, para associados. De acordo com o diretor presidente da Kroma, Rodrigo Mello, a iniciativa é pioneira no setor e traz mais transparência ao mercado de comercialização. “Tomamos a iniciativa em virtude de toda a preocupação hoje do setor. Como não é uma exigência, estamos dando o exemplo”, explica.

Para Mello, ter os resultados no site da associação dá mais credibilidade e fortalece a Kroma, uma vez que ele considera a Abraceel uma marca forte. “Qualquer associado pode se logar para ter acesso a auditoria”, avisa. Ele espera que esse movimento seja seguido pelas demais comercializadoras. Segundo ele, muitas já auditam seus balanços, mas disponibilizá-los e ficar à disposição para qualquer esclarecimento traz mais transparência para a comercialização, que muitas vezes negocia grandes volumes de energia e envolve altas somas. “É preciso que os associados tenham confiança entre si e tenham a transparência que o mercado precisa”, aponta.

Desde que as comercializadoras Vega e Linkx não conseguiram honrar seus compromissos – causando um efeito cascata –  o setor vem buscando mais mecanismos de redução de riscos. A própria Abraceel já sinalizou em fevereiro com a criação de um selo de melhores práticas. Já a Agência Nacional de Energia Elétrica promete para 2020 uma reformulação da resolução 678/2015, que trata do funcionamento das comercializadoras. Dentre as novas exigências, que serão próximas as usadas no mercado financeiro, está a exigência de auditoria do balanço obrigatório. A Audiência Pública deve acontecer no segundo semestre deste ano.