Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,
O Senai finalizou recentemente sua primeira turma de pós graduação em eficiência energética. O curso de 18 meses contém ainda um módulo internacional em parceira com a RWTH Aachen, uma universidade técnica na região de fronteira com a Bélgica e Holanda. A segunda turma deverá finalizar as aulas este ano. Esse é um programa que contempla inicialmente 12 turmas em 5 anos e cujo foco é o atendimento à indústria.
O diretor de Unidade de Formação Profissional Interino, Marco Antônio Chagas, disse que o programa de pós graduação do Senai não é novo, mas nesse caso a novidade é justamente a possibilidade de o aluno contar com um módulo internacional. A turma formada para eficiência energética foi a primeira nesse formato. Com duração de 15 dias não há custos com a parte educacional na Alemanha, explicou Chagas. As despesas do aluno são com a viagem, hospedagem e alimentação naquele país.
Atender este segmento do conhecimento, comentou Chagas, veio da necessidade das empresas buscarem maior competitividade no mercado cada vez mais internacional. E destacou a possibilidade das indústrias que conseguem essa redução de custos ganharem espaço diante de sua capacidade de negociar preços. “Muitas vezes a negociação de preços está na casa dos centavos de real, custos evitados com energia é melhor do que desperdiçar”, comentou.
No geral, disse ele, há empresas que ainda apresentam bastante espaço para ações de eficiência energética e outras que precisam de iniciar medidas nesse segmento. “Atuamos com medidas para economizar o consumo de energia porque com investimentos 30% menores é possível obter o mesmo resultado quando se compara à instalação de geração própria considerando sistemas de geração distribuída”, comparou ele. “A meta é melhorar a eficiência da indústria, a economia pode vir de lugares onde o empresário nem imagina”, acrescentou.
O curso é lato sensu em eficiência energética e ao final é oferecido o módulo internacional a todos os alunos. A pós do Senai concede cinco créditos para mestrado. Na Alemanha os quinze dias que passam por lá os alunos têm aulas teóricas e práticas com visitas a centros de pesquisa e empresas com projetos de eficiência energética visando o futuro destas ações.
Chagas apontou que as inscrições para a terceira turma já estão abertas. Acesse aqui a página de cursos de pós- graduação do Senai para obter mais informações. As incrições podem ser feitas na unidade Pirituba (São Paulo), mediante agendamento de entrevista pelo telefone (11) 3901-9320.
(Nota da Redação: A matéria foi alterada às 15:05 horas do dia 3 de maio de 2019 para inclusão de informações).