A siderúrgica Ternium começou a utilizar gás natural renovável nas operações do seu complexo de produção localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Oriundo do Aterro Sanitário de Seropédica, situado próximo à planta da empresa, o biometano deverá substituir mais de 30% do consumo de gás natural fóssil usado pela empresa na unidade carioca, contribuindo com a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A siderúrgica prevê um consumo diário de 72 mil normal metro cúbico de gás renovável para uso térmico no alto forno, aciaria, coqueria e sinterização, processos da cadeia de produção de aço.

De acordo com o vice-presidente de Operações da Ternium no Brasil, Titus Schaar, o uso do gás renovável para produção de aço é inovador. O aterro de Seropédica é o maior da América Latina, recebendo diariamente dez mil toneladas de lixo de aproximadamente dez milhões de pessoas das cidades do Rio de Janeiro, Seropédica e Itaguaí.

O aterro conta com uma usina de produção de biometano, processo que consiste na purificação do biogás a partir da remoção de CO², enxofre e da redução de nitrogênio. O biometano pode ser aproveitado como combustível veicular ou para geração de calor, caso da planta da Ternium.