A Brookfield Energia Renovável firmou contrato com a Solatio para aquisição do complexo solar com 20 parques em fase final de desenvolvimento, totalizando 1.200 MWp de potência instalada. O investimento total nesses ativos é estimado em R$ 3 bilhões. O ativo ocupa uma área de mais de 3.000 hectares no município de Janaúba, norte de Minas Gerais.

O empreendimento deverá gerar energia suficiente para abastecer cerca de 1,2 milhão de residências e sua construção está prevista para iniciar ainda em 2020. A conclusão está prevista para 2022 ou 2023. Segundo comunicado, a transação está sujeita a condições usuais de fechamento, e deve ser finalizada até o quarto trimestre deste ano.

Essa é a segunda aquisição de empreendimento solar dessa divisão da Brookfield somente neste ano no Brasil. A empresa estreou em janeiro no setor fotovoltaico com a compra de um complexo de 370 MWp, localizado no Ceará, e atualmente em construção.

Após a finalização destas construções, a Brookfield atingirá uma capacidade instalada superior a 3 GW no Brasil, com ativos hídricos, eólicos, de biomassa e solares. A Solatio possui origem espanhola e está presente no país desde 2009, sendo pioneira no segmento fotovoltaico. Com essa transação, a Solatio totaliza mais de 4,6 GWp de projetos desenvolvidos e vendidos. A companhia ainda possui em seu portfólio 8 GWp em diferentes estágios de desenvolvimento.
Foram assessores da Solatio na transação, o Banco BV, CERES Inteligência, CMU Energia e Vilas Boas Lopes Frattari Advogados.