Após acordo com a Focus Energia, plataforma integrada de negócios em energia, a Sungrow Power Supply fornecerá inversores e estações de transformação para a implantação da primeira fase do Projeto Futura, parque solar na Bahia que em breve será um dos maiores em operação no Brasil. O início das obras está previsto para abril desse ano e o início da operação comercial da planta está previsto para o primeiro semestre de 2022.

Serão destinados cerca de 2 mil hectares para a implantação dos 22 parques da primeira fase do projeto, com 38,73 MWp  cada. A área destinada fica a cerca de 40 km do centro urbano de Juazeiro, no norte da Bahia, e quando as obras forem concluídas, sua capacidade total será de aproximadamente 852 MWp, com investimento previsto em mais de R$ 2,2 bilhões.  A Sungrow prevê fornecer mais de 100 estações de transformação MVS6300-LV, mais de 3 mil inversores SG250HX, além do serviço de comissionamento e start up.

Durante o processo de análise técnica da solução da Sungrow junto à Focus, alguns fatores foram determinantes para a assinatura do contrato,  como a elevada performance de seus inversores frente ao mercado, a flexibilidade de produção de energia reativa dia e noite, a redução dos bancos de capacitores necessários para o atendimento às exigências do estudo de conexão à rede da concessionária e, também, o fato do Inversor SG250HX de 250kW e 12 MPPTs já ser adequado para utilização dos novos módulos fotovoltaicos de elevada potência acima de 600 Wp.

Outro diferencial competitivo fundamental apresentado pela Sungrow para a Focus foi a elevada performance e baixas perdas na transformação de energia no equipamento denominado MVstation. Na prática, a MVstation reúne os painéis de Media Tensão do tipo RMU, os transformadores rebaixadores e os painéis de baixa tensão trifásico de 800Vca, 3200A, conforme NBR IEC 61439-1. Os transformadores fornecidos pela Sungrow quando comparado aos normalmente comercializados no mercado brasileiro, oferecem rendimento de, ao menos, 0,2% em geração de energia maior, devido aos processos de fabricação e às baixas perdas dos equipamentos. Tudo isso se traduz em maior eficiência e na possibilidade de otimizar o investimento global do projeto.

Segundo Rafael Ribeiro, Presidente da Sungrow Brasil, a companhia enxerga a importância do Projeto Futura para o país e destaca seu impacto social e econômico na cidade de Juazeiro: Segundo ele, apoiar a Focus em um projeto como esse é uma grande responsabilidade e realização para o time da empresa. Estima-se que mais de 8 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na região.