A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu o rating ‘BB–’ à proposta de emissão de eurobonds seniores das subsidiárias de Serviços de Eletricidade e de Energia da Light nos montantes de US$ 400 milhões e US$ 200 milhões e com vencimento em 2026, ambas tendo a holding como garantidora do processo. Os recursos serão utilizados para resgatar notas existentes, com vencimento em 2023, e o eventual restante para fins corporativos gerais, incluindo o reembolso de outras dívidas.

A análise classifica em ‘BB–’ os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local e com ‘AA–(bra)’ o Rating Nacional de Longo Prazo das três entidades, todas com perspectiva estável.

Segundo a agência, os ratings refletem o perfil de risco de negócios de baixo a moderado do grupo Light, citando os direitos de exclusividade de distribuição de eletricidade da Light Sesa em sua área de concessão e os ativos do segmento de geração da Light Energia propiciam previsibilidade de fluxo de caixa — em condições hidrológicas favoráveis — e diluição de risco.

Para a Fitch o grupo apresenta alavancagem moderada, sólida posição de liquidez e um administrável perfil de vencimento de dívida. O desafio será melhorar seu desempenho operacional no segmento de distribuição, que ainda limita a avaliação.