A TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada às tarifas de energia, está lançando o Click Tarifário. O sistema apresenta tarifas históricas e projeções das variações tarifárias associadas aos grupos e subgrupos tarifários das concessionárias selecionadas pelos próximos seis anos.

Segundo a empresa, a expectativa é atender a uma demanda crescente entre pequenas e médias empresas de todo o país por informações sobre o assunto, dado o aumento da preocupação com a busca por alternativas mais competitivas para o abastecimento de energia. A ideia é que empresas como supermercados, redes de farmácias ou agroindústrias, por exemplo, possam ter acesso a informações estratégicas para subsidiar decisões como o investimento num sistema de geração distribuída (GD), projeto de eficiência energética ou a migração para o mercado livre.

O Click Tarifário será vendido via e-commerce e pode ser contratado por concessionária de distribuição e grupo tarifário. As projeções são calculadas a partir do Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (SETE), plataforma da empresa que reproduz os cálculos tarifários de acordo com os procedimentos definidos pela Aneel.