Em palestra online de aquecimento para o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), o presidente da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), Paulo Arbex, afirmou que a atual crise hídrica que o Brasil vive hoje “é mais por falta de gestão de recursos hídricos do que de falta d’água”.

Segundo ele, decisões energéticas equivocadas levaram o Brasil à atual situação alarmante. Arbex acrescenta que a falta de novas hidrelétricas e a transferência de reservatórios para funções as quais não foram projetadas piorou ainda mais a situação.

“O Brasil viveu mais de 50 anos tendo 95%, 80%, 85% da sua energia gerada através de hidrelétricas (…) mas estamos há 20 anos não fazendo novos reservatórios e com uma decisão equivocada de fazer usina a fio d’água”, afirma.

O executivo diz que o mundo inteiro está descarbonizando suas matrizes e o Brasil está carbonizando, já que o país está incrementando sua matriz com fontes fósseis ao invés de hidrelétricas.

Outro ponto que ele destaca é que essa política de recursos hídricos está colocando em risco não só o abastecimento de energia, mas também a agricultura. “Estamos com falta d’água para irrigar uma lavoura”, alerta. No ponto de vista dele, um dos diferenciais competitivos do Brasil é a abundância de água. “O Brasil tem 12% da água do mundo. É absurdo a gente estar em crise hídrica”.