As inscrições para a edição 2021 da Certificação de Operadores do Mercado ficarão disponíveis de 23 de agosto a 13 de outubro e os interessados poderão fazer seu cadastro de forma totalmente online. A prova, que ocorrerá no dia 24 de outubro, a partir das 8h, também será em formato virtual.

Além da novidade de ser realizado pela primeira vez de maneira 100% remota, facilitando o acesso para todos os interessados do país, o exame também contará com uma nova parceria em sua organização. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI), entidade considerada o 5º melhor Think Tank mundial pelo Global Go To Think Tank 2019 Index da University of Pennsylvania, serão os responsáveis pela coordenação e aplicação dos testes.

As provas serão divididas em três blocos com questões discursivas e objetivas e o edital e a ementa, com o conteúdo do programa e referência bibliográfica sugerida, também já estão disponíveis nos sites de ambas as organizações. O diploma obtido terá validade por quatro anos. A CCEE reforça que, como a edição de 2020 precisou ser cancelada devido à pandemia, prorrogou até 2021 o prazo de vigência de todos os certificados que teriam vencido no ano passado.

A Certificação de Operadores do Mercado avalia os conhecimentos dos agentes, em especial com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na Câmara. O valor do investimento para a inscrição na prova é de R$ 1.000,00 por participante. Os exames irão testar os conhecimentos dos participantes nos temas:

• Ambientes de Contratação de Energia;
• Formação de Preços de Curto Prazo;
• Formação de Preços no ACL e de Tarifas no ACR;
• Ambiente Regulatório e Institucional;
• Riscos em Energia: Identificação e Gestão.