fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Os agentes do setor elétrico escolheram nesta terça-feira, 16 de abril, três novos conselheiros para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica na 25ª Assembleia Geral Ordinária. Foram eleitos Gerusa Magalhães, indicada pelos Consumidores e Comercializadores, que também assume a cadeira de vice-presidente, Ricardo Simabuku pelos Geradores e Vital do Rêgo Neto para a vaga das Distribuidoras.
Assim como ocorreu na última assembleia, quando Alexandre Ramos e Eduardo Rossi foram eleitos, o governo apresentou nomes que não estavam sendo considerados. O de Ricardo Simabuku, chefe de gabinete da presidência do conselho da CCEE, para a vaga das Geradoras que disputou com Roseane Santos. Além de Vital do Rêgo Neto, eleito conselheiro como candidato único.
A CCEE ainda não informou o resultado oficial da AGO que foi realizada em formato híbrido, em São Paulo.
Gerusa Magalhães, relatam agentes, teve 99,3% dos votos. Ela é advogada com mestrado em Ciências da Energia pela USP e Especialização em Regulação de Utilities de Energia na renomada Florence School of Regulation. É sócia no escritório Magalhães, Reis & Figueiró Advogados. É coordenadora da Comissão de Estudos de Fontes Renováveis no IBDE.
A nova conselheira assume a cadeira de Marcelo Loureiro que revelou à Agência CanalEnergia que por opção dele não apresentou seu nome à recondução, está com outros objetivos e preferiu apenas terminar seu mandato. Talita Porto deixa a CCEE depois de dois mandatos seguidos e não poderia ser reconduzida. No caso dela, circulam rumores de que um caminho possível é o de ser indicada para uma diretoria no ONS que também passará esta semana por assembleia para eleições de diretoria.
Neto é filho do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho e vem de família tradicional de políticos da Paraíba. Ele é advogado. Assumirá a cadeira que era ocupada por Marco Delgado por um mandato que acabou não sendo reconduzido.
O nome do diretor da Aneel, Hélvio Guerra, que está em fim de mandato na autarquia, era considerado para uma vaga no conselho da Câmara, mas não teve seu nome apresentado.
Ainda foram deliberados pelos associados da CCEE, as demonstrações financeiras e contábeis do ano-calendário de 2023, com o respectivo parecer do auditor independente. E ainda, os relatórios anuais de asseguração razoável dos auditores independentes dos processos de contabilização e liquidação financeira das operações do ano-calendário de 2023. Foram escolhidos os três membros titulares e três membros suplentes do Conselho Fiscal da CCEE, assim como a manutenção das diretrizes para remuneração e benefícios.
(Nota da Redação: matéria atualizada em 23 de abril de 2024, às 17h e 50 minutos para a inclusão da eleição de Gerusa Magalhães como VP do conselho da CCEE)