A Neoenergia energizou o segundo trecho da linha de transmissão Santa Luzia, que compreende a conexão entre as subestações Santa Luzia II, na Paraíba e Milagres II, no Ceará. A energização aconteceu após a obtenção da Licença de Operação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A LT faz parte do lote 6 do leilão de transmissão de dezembro de 2017 e, com essa etapa concluída, a linha estará totalmente operacional.

O empreendimento, entregue com 16 meses de antecipação em relação ao prazo contratual, contribuirá com o escoamento da geração de energia limpa na região, onde a companhia já possui parques eólicos em operação. Na região, ainda existe o parque solar Luzia, cujas obras foram iniciadas em maio e será o primeiro empreendimento da companhia para geração fotovoltaica centralizada. De acordo com Fabiano Uchoas, diretor de Transmissão da Neoenergia, com a entrega, vai se ampliar o fornecimento de energia limpa e contribuir com o fortalecimento da fonte eólica, o que impacta diretamente no compromisso para o desenvolvimento sustentável da empresa. O empreendimento também reforça a confiabilidade do sistema elétrico na região.

Ao todo, o projeto Santa Luzia contempla 345 quilômetros de LT. O trecho da linha energizado agora em novembro tem 221 quilômetros de extensão, interligando a SE Santa Luzia II com a SE Milagres II, com tensão em 500 kV. Os outros 124 quilômetros interligam a SE Campina Grande III com a Subestação Santa Luzia II. Esse trecho foi energizado em julho de 2021 e representa o ponto de conexão ao Sistema Nacional Interligado. Ao longo das obras, foram gerados 1.160 empregos diretos.