A Andrade Gutierrez informou que reduziu para 0,08% o índice de módulos fotovoltaicos danificados no empreendimento solar em execução pela companhia em Caucaia, no Ceará. Inferior ao do mercado brasileiro, o valor também é menor que o registrado em países como Alemanha, Austrália, China e Espanha, onde as referências giram entre 0,1% e 0,15%, segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA) e de estudos norte-americanos na área.

De acordo com a companhia, a conquista é fruto do Programa Perda Zero, implantado em todos os projetos solares da empresa. A iniciativa tem o objetivo de diminuir os danos que podem ocorrer durante o transporte, descarregamento, armazenamento, testes, movimentação e montagem dos módulos. Para isso, as equipes de Produção, Logística, Qualidade, Manutenção e Engenharia da obra e Excelência Operacional realizaram um trabalho conjunto, sustentado pelo Sistema Andrade Gutierrez de Excelência (SAGE), baseado em boas práticas e lições aprendidas, compartilhadas por todos os empreendimentos da empresa na área. Como resultado, o projeto de Caucaia completou 100% de seus módulos no dia 24 de março.

A empresa destacou ainda que entre outras ações implantadas, estão a definição de áreas de estoque para descarregamento próximas do local de aplicação; a regularização do terreno, diminuindo os deslocamentos e a trepidação dos equipamentos na distribuição dos módulos em campo; treinamento de operadores e da equipe de montagem; inspeção e segregação de caixas com avarias no transporte; espaçamento adequado entre as caixas no estoque para carga e descarga; e adequação dos equipamentos de distribuição, garantindo a segurança e produtividade da operação, além da estabilização das rotinas de check-out e dos DDSs de melhoria contínua.